quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Vitor Belfort


Nos últimos tempos, Vitor Belfort tem causado polemica pelo fato de fazer uso de TRT (Tratamento de Reposição de Testosterona) e vários atletas entraram nessa polemica defendendo ou criticando o seu uso.
Para tentar explicar melhor toda essa questão, irei me basear no que Fábio Costa (médico dos atletas Cigano, Minotauro, Minotouro, Hugo Wolverine, Ewerton Teixeira e do ex-atleta Popó), falou sobre o tema no UFC que aconteceu no Nordeste.
O TRT é um tratamento usado e recomendado para pessoas com hipogonadismo ou na andropausa, é uma reposição hormonal, ou seja, nada mais é do que repor um hormônio que o corpo não produz.
Por se tratar de uma reposição, o TRT não traz nenhum benefício para o atleta, não o deixa mais rápido, forte ou qualquer coisa do tipo, isso só aconteceria se o atleta usasse, mesmo tendo níveis normais do hormônio. Mas para ser autorizado a usar TRT, os atletas são avaliados e comprovadamente deficitários desse hormônio, logo, seu uso é liberado para que ele consiga atingir os níveis normais e possa se igualar ao seu adversários.
Segundo Fábio Costa, quando uma pessoa tem o nível de testosterona baixo causa na pessoa baixa resistência, depressão, distúrbio de humor, problemas com sono, fadiga e queda de libido. Isso seria sério independente da pessoa ser atleta, em sendo, a reposição é necessária já que seria impossível desenvolver um treinamento e um rendimento satisfatório.
O médico ainda fala que o uso continuo do TRT não causa nenhum tipo de problema para o paciente, se este realmente precisar da reposição hormonal.
No Brasil o uso da substância é liberada, já nos EUA tem estados que liberam e tem estados que proíbem. O assunto realmente é polêmico e controverso.
E você? É a favor ou não do uso de TRT no esporte? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário